Diferença entre Pintura e Revestimento

Às vezes é difícil diferenciar os termos “Pintura” e “Revestimento”. Revestimento é um termo mais genérico que engloba pintura. Embora a propriedade principal do revestimento seja protetora, a tinta pode ter a importante propriedade adicional de cor junto com a proteção. As propriedades de cor da tinta podem ocasionalmente ser mais importantes do que as propriedades de proteção; no entanto, com um revestimento, a proteção é sempre de importância primordial.

Ao colocar tinta úmida e revestimento contra revestimento em pó você se encontrará avaliando cada caso individualmente para chegar a uma decisão. Para escolher a melhor técnica de acabamento de chapa metálica para o seu produto, você deve primeiro entender onde cada um deles tem sucesso e falha, assim como os princípios e processos básicos envolvidos.

Revestimento

revestimento

Este processo de acabamento envolve a aplicação eletrostática de um pó seco , revestimento flutuante em uma superfície que, em seguida, se instala com a aplicação de calor. Este revestimento em pó vem em uma série de variedades, dependendo se é feito de poliuretano, poliéster, acrílicos, epóxi reta ou poliéster-epóxi. O resultado do processo de acabamento de revestimento de energia é um acabamento resistente e espesso, que é mais duro e durável do que as tintas comuns. Este tipo de revestimento é popularmente usado em vários produtos, incluindo peças de automóveis e vários eletrodomésticos.

Quando o revestimento em pó de uma superfície, um desses dois processos pode ser optado por: termofixos e termoplásticos. O termo endurecimento faz uso de produtos químicos que reagem ao pó quando aquecidos, enquanto os termoplásticos derretem e se fixam no revestimento após o aquecimento, e não há produtos químicos adicionais envolvidos no processo. Exceto isso, os dois processos são quase semelhantes e parecem visualmente idênticos. Os pós termoplásticos e termofixos são criados ligando a entrada de pó, aplicando calor à mistura e desenrolando o produto de polímero, que é então quebrado em lascas e retificado até que um estado de pó fino seja alcançado.

Quando o pó foi criado e está pronto para ser aplicado, a superfície é preparada para aplicação. Isso normalmente envolve limpar a superfície metálica de qualquer óleo ou detrito que possa impedir que o pó se fixe completamente. Em seguida, vem a aplicação eletrostática, onde um pico eletrostático de alta tensão carrega o pó seco e a superfície. Carregar o pó e a superfície desta maneira aumenta a eficiência do processo de revestimento em até 95%, reduzindo o desperdício de tinta e garantindo que o produto seja completamente revestido.

O objeto revestido é então deixado sob alta temperatura de 400 graus por 10 minutos para permitir que o revestimento seja colocado na superfície. A alta temperatura derrete o pó, permitindo que ele envolva o objeto, o tempo todo ligando o polímero a um acabamento de polímero mais parecido com uma rede.

Vantagens e Desvantagens do Revestimento

revestimento em pó tem vários benefícios, um dos quais já foi mencionado anteriormente. O revestimento em pó de um objeto de metal permite um acabamento denso e resistente, mais durável do que as tintas convencionais. Em segundo lugar, este processo requer apenas uma única camada, por isso é rápido, eficiente e fácil. Além de sua facilidade de aplicação, ele permite acabamentos texturizados e coloridos personalizados, pois os pós envolvidos podem ser bem manipulados. Além disso, os objetos de revestimento em pó resultam em um acabamento notavelmente uniforme, à medida que o pó se funde e se espalha por todo o objeto de uma só vez, não deixando vestígios ou gotas de aplicação. Finalmente, o processo de revestimento em pó é ecologicamente correto, pois produz compostos orgânicos voláteis mínimos.

Com uma série de benefícios, também existem algumas desvantagens do revestimento em pó . O primeiro é a sua incapacidade de produzir um acabamento fino. Embora um acabamento robusto e espesso em objetos de metal funcione bem na maioria dos casos, alguns objetos exigem um acabamento mais fino, que é onde o revestimento em pó falha. A tentativa de diluir o polímero resulta em um acabamento grosseiro e acidentado, semelhante a uma casca de laranja. Outra desvantagem é a complexidade e a natureza cara do procedimento, tornando-o inadequado para aplicações de chapa metálica em pequena escala. O processo requer equipamento eletrostático, materiais de pulverização e um forno, o que poderia ser muito trabalho e despesas para uma pequena aplicação.

Pintura

pintura

Tinta úmida tem sido usada há anos como revestimento de acabamento convencional, embora o processo tenha visto várias mudanças com o desenvolvimento tecnológico. A maioria dos procedimentos de fabricação de chapa metálica faz uso de uma bomba, spray ou outra forma de aplicador pressurizado para distribuir uniformemente a tinta sobre a superfície de metal. Chapeamento, por outro lado, é o processo de depósito de metal em uma superfície metálica condutora – pense em jóias folheadas a ouro. Os objetos podem ser banhados para efeitos de decoração, endurecimento, prevenção de corrosão, redução de atrito ou para melhorar a aderência e a capacidade de utilização da tinta.

Semelhante ao revestimento em pó, a superfície de metal é limpa primeiro, após o que a tinta líquida é uniformemente pulverizada sobre o objeto até uma espessura de cerca de 15-20 micrômetros. O processo termina quando o objeto tiver sido uniformemente revestido com tinta na espessura exigida. O processo de galvanização é muito mais complicado e irá variar dependendo do metal usado para revestimento e do efeito de acabamento necessário. O procedimento geral envolve o objeto que está sendo coberto com o metal galvanizado, sendo o calor e a pressão aplicados ao metal e ao objeto para fundi-los. Alguns processos também usam certos líquidos, aspiradores ou vapores como substitutos do calor e da pressão.

Vantagens e Desvantagens da Pintura

Tinta úmida e revestimento superam onde o revestimento em pó falha. O primeiro benefício é que ele pode ser usado para revestir objetos que não podem ser aquecidos, pois o processo não requer altas temperaturas para ter sucesso. O segundo benefício é a ampla gama de cores que o acabamento e o revestimento das chapas podem produzir, permitindo trabalhos de cores muito mais personalizados do que o revestimento em pó. A terceira vantagem que tem sobre o revestimento em pó é sua capacidade de produzir um acabamento fino, tornando-o ideal para objetos que exigem um. O benefício final é econômico; a tinta úmida é mais acessível como um processo de acabamento do que o revestimento em pó, tornando-a adequada para aplicações de acabamento grandes e pequenas.

desvantagem da pintura úmida e do revestimento é a falta de durabilidade em comparação com o revestimento em pó, com ambos exigindo manutenção regular e re-acabamento de tempos em tempos. A segunda desvantagem da tinta é a sua incapacidade de obter um acabamento uniforme na primeira vez, com o objeto exigindo várias demãos para obter um acabamento perfeito e uniforme. Ao contrário do revestimento em pó que usa pó como revestimento inicial, este processo utiliza tinta líquida que pode ser difícil de espalhar pelo corpo do objeto, mantendo a espessura consistente.

Mais informações em: https://site-br.net/